SOEP

SOEP (Serviço de Orientação Educacional e Profissional )

O Serviço de Orientação Educacional e Profissional – SOEP – da FAHE foi criado para auxiliar o aluno em sua trajetória acadêmica e em suas metas profissionais. Busca a adaptação e interação do estudante com o sistema de ensino, bem como sua inserção no mercado de trabalho e planejamento da carreira. O atendimento é feito por profissionais, em atendimentos individuais ou coletivos, e os estudantes podem contar com um apoio psicopedagógico do primeiro dia de aula até a formatura.

Missão:

Desenvolver de forma equilibrada processos educacionais de informação e formação para estimular o exercício de liderança e habilitar o aluno a atuar na sociedade com senso crítico, responsabilidade social, iniciativa, criatividade e independência.

Público Alvo:

Acadêmicos de Graduação e Pós-Graduação regularmente matriculados na FAHE.

Objetivos Específicos:

I. Dar apoio aos discentes;

II. Implantar programas de apoio extraclasse e psicopedagógico, coerente com as atuais responsabilidades por uma formação integral do educando;

III. Proporcionar atividades de nivelamento e extracurriculares que possibilite de desenvolvimento e crescimento para além de sua formação acadêmica e técnica;

IV. Implantar programas de intercâmbios com outras faculdades ou Universidades.

Valores:

Rigorosos níveis de responsabilidade e comprometimento na relação com os acadêmicos;

I. Atitude Positiva;

II. Respeito e Confiança;

III. Integridade;

IV. Singularidade;

V. Adaptabilidade;

VI. Trabalho de Equipe;

VII. Espírito Empreendedor;

VIII. Inovação e Criatividade.

Ações de Orientação Educacional

I - Programa Especial para Calouros

Programa que recepciona e acolhe os alunos ingressantes, apresentando o funcionamento operacional dos procedimentos administrativos e acadêmicos da Faculdade.

II - Curso de Nivelamento

Projeto que possibilita aos alunos cursos com conteúdo programágtico, que fazem uma interface entre o Ensino Médio eo Ensino da Graduação.

III - Orientação Vocacional e Profissional

Projeto de Orientação Vocacional | Profissional Individial e Coletivo com alunos dos períodos iniciais.

IV - Controle de Desenvolvimento Acadêmico

Programa que tem por objetivo monitorar o desenvolvimento dos alunos e das turmas a partir da freqüência e do aproveitamento acadêmico, além de acompanhá-los a partir de demandas implicadas direta ou indiretamente em sua evolução.

V - Projeto Monitorias

Serviço de apoio pedagógico conduzido por alunos/monitores.

Ações de Orientação Profissional

I - Orientação Profissional Individual

Programa de orientação ao aluno na construção de seu projeto profissional e na escolha da carreira.

II - Oficinas de Orientação Profissional

Condução de Oficinas de Orientação Profissional (Elaboração de Currículos, Entrevistas de Emprego e Planejamento de Carreira).

III - Orientação para Estágios

Orientação e direcionamento dos alunos para as vagas de estágio e emprego






JUSTIFICATIVA:

A FAHE acredita na avaliação institucional como processo institucionalizado, sistemático, capaz de gerar conhecimento em todas as dimensões da FAHE. Portanto, a avaliação adquire papel determinante na continuidade e no aperfeiçoamento de suas práticas diárias que vão além do cumprimento das exigências legais da educação superior, fundamentando-se num projeto de FAHE democrática, cidadã e comprometida com o desenvolvimento das regiões onde atua.

MISSÃO:

Realizar auto-avaliação institucional visando.conduzir e monitorar o processo de avaliação institucional, construído coletivamente, subsidiando de modo pleno a gestão institucional em suas dimensões políticas, acadêmicas e administrativas, rumo à potencialização e desenvolvimento do seu desempenho.

VALORES:

*Conhecimento dos diferentes segmentos da FAHE;

*Reflexão no desenvolvimento das atividades e na coleta, tratamento, análise dos dados e utilização dos resultados;

*Decisão expressando a estratégia de envolvimento dos diferentes sujeitos no processo de avaliação e o próprio desenvolvimento do projeto, com a incorporação das diferentes dimensões objeto da avaliação a partir da sua maior ou menor complexidade.

OBJETIVO GERAL:

Atender a Lei que Institui o SINAES, construindo institucionalmente a cultura avaliativa e o autoconhecimento sobre a FAHE, através do levantamento de dados, cenários e perspectivas que permitam o aperfeiçoamento das condições de ensino, pesquisa e extensão, dos processos administrativos e burocráticos e, ainda, de convivência institucional e de relacionamento com a comunidade em geral.

Objetivos Específicos:

Realizar auto-avaliação institucional visando:

1. Construir e estimular a adoção de uma postura de autocrítica da comunidade acadêmica.

2. Diagnosticar a inter-relação formal estabelecida no âmbito do ensino da pesquisa e da extensão entre Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico dos Cursos.

3. Diagnosticar as reais condições proposição e realização das atividades de ensino, pesquisa, extensão.

4. Diagnosticar a inter-relação formal estabelecida no âmbito da missão institucional entre Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico dos Cursos e as relações e compromissos formalmente estabelecidas com a comunidade em geral.

5. Diagnosticar o real relacionamento estabelecido em FAHE e comunidade.

6. Estudar, e espelhar as práticas administrativas e financeiras, seus processos e sua ação sobre o planejamento institucional.

7. Responder as demandas das comissões externas de avaliação, no contexto do SINAES.

8. Produzir conhecimentos e resultados que permitam apoiar a melhoria qualitativa e quantitativa do conjunto institucional em direção a realização de sua missão, suas metas e objetivos.




Visando propiciar uma resposta ágil e adequada às questões demandadas, deverão ser observados os seguintes prazos:

1. Pedido de informação: 5 (cinco) dias úteis para resposta;

2. Reclamação: 10 (dez) dias úteis para a resposta;

3. Elogio: a Ouvidoria dará ciência do recebimento ao remetente, em até 3 (três) dias úteis;

4. Denúncia: a Ouvidoria dará ciência do recebimento ao remetente, em até 3 (três) dias úteis;

5. Sugestão: a Ouvidoria dará ciência do recebimento ao remetente, em até 3 (três) dias úteis;

6. No caso de denúncia ou sugestão o setor envolvido terá 10 (dez) dias úteis para se manifestar sobre a pertinência e encaminhar a resposta à Ouvidoria;

6.1. Não havendo resposta por parte do setor no prazo acima referido, a Ouvidoria reiterará a solicitação, com prazo de mais 5 (cinco) dias úteis para a manifestação sobre a denúncia ou sugestão, contados a partir da data do recebimento;

6.2. Ainda não havendo resposta, o Ouvidor solicitará providências junto ao setor hierarquicamente e imediatamente superior;

7. Sempre que houver resposta ou informação direta ao interessado, por parte do setor motivo da denúncia, reclamação, sugestão, elogio, deverá ser comunicada a Ouvidoria, inclusive com o envio de cópia do procedimento.




Tomando como base o conjunto de habilidades técnicas e pessoais necessárias ao desempenho das funções do Administrador nas organizações, destinadas a garantir uma identidade nacional à categoria profissional, o Curso de Administração da FAHE tem busca adequar-se a realidade do contexto regional da macro Região de Mundo Novo – MS, que, fruto de suas características peculiares, exige uma orientação especial dos conteúdos programáticos. Tais aspectos orientam a formação de um profissional que demonstre possuir, como características gerais do seu perfil pessoal e profissional, entre outras:

I. Compreensão de valores de cidadania, consciência de sua responsabilidade junto à sociedade, elevados valores de justiça e ética profissional;

II. formação humanística, e dotado de visão global, que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;

III. formação técnica e científica para atuar na administração das organizações, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas atuais;

IV. competência para empreender, quer seja compondo equipes de trabalho ou atuando isoladamente;

V. capacidade de analisar criticamente as organizações e o meio em que elas se inserem, atuando de forma a antecipar-se as mudanças que se fizerem necessárias;

VI. capacidade de atuar em equipes multidisciplinares;

VII. compreensão da necessidade de manter contínuo o desenvolvimento profissional como parte de um esforço permanente de autodesenvolvimento;

VIII. capacidade para liderar e chefiar equipes multidisciplinares;

IX. capacidade para atuar como multiplicador de conhecimento dentro das organizações;

X. Competência para empreender e tomar decisões, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações;

XI. Flexibilidade e proatividade diante das mudanças;

XII. Orientação para resultados;

XIII. Capacidade interativa, integrativa e de coordenação;

XIV. Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança, demonstrando pré-disposição para o aprendizado contínuo.

Adotando como premissas as características do perfil desejado do Administrador formado na FAHE, especial atenção deve ser atribuída ao desenvolvimento de habilidades que o capacitem ao exercício de suas funções dentro das organizações. Podem ser citadas como as principais:

I. habilidade de comunicação interpessoal, como fator de coesão;

II. habilidade de expressão escrita e interpretação da documentação técnica específica;

III. habilidade de utilização do raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e formulações matemáticas e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos organizacionais;

IV. habilidade de interagir criticamente face aos diferentes contextos organizacionais e sociais;

V. habilidade de demonstrar compreensão do todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo;

VI. habilidade de lidar com modelos de gestão inovadores;

VII. habilidade da negociação: resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais;

VIII. habilidade de ordenar atividades e programas, de decidir entre alternativas e de identificar e dimensionar riscos.




Em virtude das condições de crescente competitividade dos mercados e do espetacular avanço na área da tecnologia, ocorridos, sobretudo a partir dos anos 90, o mundo empresarial vem registrando profundas transformações, seja de caráter regulatório seja de caráter estrutural. Consequentemente, têm se observados fenômenos importantes como a redução de postos de trabalho e a terceirização.

Obrigam os empreendedores a adaptarem-se com rapidez cada vez maior. Neste contexto, está inserido o Curso de Administração da FAHE, oferecendo um currículo moderno e flexível.

Atenta à nova realidade, a FAHE tem reunido importantes esforços para preparar o futuro administrador para enfrentar os constantes desafios decorrentes das rápidas transformações da economia mundial e regional das organizações, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional, mediante uma formação de qualidade, que prioriza o aperfeiçoamento da vocação para a liderança empreendedora, a capacidade para lidar com modelos de gestão inovadores e estratégias adequado de ação.

Afinal, entre todas as profissões, a do administrador apresenta uma vantagem: o dinamismo. Ou seja, o foco a que se atém esse profissional vive em constante mudança, tendo por repercussão frequentes transformações em sua área e forma de atuação. Por isso, a FAHE busca a formação do administrador devendo lhe atribuir, a um só tempo visão generalista e especializada. A FAHE define que dois aspectos são cruciais para o sucesso na carreira o aperfeiçoamento contínuo e a rapidez de resposta às mudanças.

Para atender a tal enfoque, a FAHE busca o desenvolvimento das habilidades e competência que se dará por meio de disciplinas de formação básica, instrumental e profissional.

O administrador profissional é um tomador de decisões, por excelência, podendo exercer as funções de gerência ou direção, assessoria e consultoria em diversos campos da administração tanto em empresas públicas quanto privadas de serviços, indústria, comércio, ong´s, bem como gerir seu próprio negócio.




Em virtude das condições de crescente competitividade dos mercados e do espetacular avanço na área da tecnologia, ocorridos, sobretudo a partir dos anos 90, o mundo empresarial vem registrando profundas transformações, seja de caráter regulatório seja de caráter estrutural. Consequentemente, têm se observados fenômenos importantes como a redução de postos de trabalho e a terceirização.

Obrigam os empreendedores a adaptarem-se com rapidez cada vez maior. Neste contexto, está inserido o Curso de Administração da FAHE, oferecendo um currículo moderno e flexível.

Atenta à nova realidade, a FAHE tem reunido importantes esforços para preparar o futuro administrador para enfrentar os constantes desafios decorrentes das rápidas transformações da economia mundial e regional das organizações, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional, mediante uma formação de qualidade, que prioriza o aperfeiçoamento da vocação para a liderança empreendedora, a capacidade para lidar com modelos de gestão inovadores e estratégias adequado de ação.

Afinal, entre todas as profissões, a do administrador apresenta uma vantagem: o dinamismo. Ou seja, o foco a que se atém esse profissional vive em constante mudança, tendo por repercussão frequentes transformações em sua área e forma de atuação. Por isso, a FAHE busca a formação do administrador devendo lhe atribuir, a um só tempo visão generalista e especializada. A FAHE define que dois aspectos são cruciais para o sucesso na carreira o aperfeiçoamento contínuo e a rapidez de resposta às mudanças.

Para atender a tal enfoque, a FAHE busca o desenvolvimento das habilidades e competência que se dará por meio de disciplinas de formação básica, instrumental e profissional.

O administrador profissional é um tomador de decisões, por excelência, podendo exercer as funções de gerência ou direção, assessoria e consultoria em diversos campos da administração tanto em empresas públicas quanto privadas de serviços, indústria, comércio, ong´s, bem como gerir seu próprio negócio.




MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
     
 
1º SEMESTRE
CH
Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania
80
Teorias da Administração
80
Matemática Aplicada
80
  Contabilidade Básica
80
 
TOTAL DO SEMESTRE
320
   
 
2º SEMESTRE
CH
  Teoria da Organização
80
  Direito Empresarial
80
  Contabilidade Intermediária
80
  Matemática Financeira
80
 
Metodologia e Técnica de Pesquisa
40
 
TOTAL DO SEMESTRE
360
 
 
3º SEMESTRE
CH
  Psicologia Organizacional
40
  Desenvolvimento e Sustentabilidade
80
  Organização e Métodos
80
  Estatística Aplicada
80
 
Contabilidade Comercial
40
 
TOTAL DO SEMESTRE
360
     
 
4º SEMESTRE
CH
  Gestão Financeira
80
  Administração Pública
80
  Contabilidade de Custos
80
  Gestão de Tecnologia da Informação
80
 
Economia
80
 
TOTAL DO SEMESTRE
400
     
 
5º SEMESTRE
CH
  Gestão Orçamentária
80
  Marketing
80
  Gestão de Pessoas
80
  Empreendedorismo
80
 
Comunicação Empresarial
80
 
TOTAL DO SEMESTRE
400
     
 
6º SEMESTRE
CH
  Logística e Materiais
80
  Gestão Mercadológica
80
  Gestão de Departamento Pessoal
80
  Trading e Gestão de Comércio Exterior
80
 
Estágio Supervisionado I
80
 
TOTAL DO SEMESTRE
400
     
 
7º SEMESTRE
CH
  Gestão da Produção
80
  Planejamento Estratégico
80
  Estágio Supervisionado II
80
  Pedagogia Empresarial
80
 
TOTAL DO SEMESTRE
320
     
 
8º SEMESTRE
CH
  Estágio Supervisionado III
140
 
TOTAL DO SEMESTRE
140
  Atividade Complementar
300
     
 
TOTAL DAS DISCIPLINAS
3000
  Disciplina Optativa - Libras
80
     
 
TOTAL GERAL DA CARGA HORÁRIA
3080