Licenciado em Pedagogia EAD




Licenciado em Pedagogia

# CURSO Pedagogia
Diploma Conferido Licenciado(a) em Pedagogia
Total de Vagas Anuais 3.000
  Modalidade de Ensino EAD
  Regime de Matrícula Modular
  Investimento Mensal R$ 299,00 (R$ 149,00 pagamento em dia)
  Carga Horária Total 3.200 horas
  Integralização da Carga Horária Tempo Mínimo: 4 Anos / Tempo Máximo: 8 anos
  Coordenação Profa. Ana Carolina Gongora Zuccoli




Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área de educação com o objetivo de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea para a formação de profissionais autônomos e cooperativos sendo capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis utilizando as melhores tecnologias disponíveis para atingir esse objetivo.




Formar profissionais do ensino, com competências técnico-científicas e domínio das práticas pedagógicas, aptos a fomentar a produção de conhecimentos, comprometidos com os avanços tecnológicos educacionais, com a ética profissional e a cidadania e, também, o desenvolvimento integral do ser humano para contribuir com a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna.




Os objetivos específicos do curso contemplam e inter-relacionam às distintas áreas de atuação do pedagogo: docência na educação infantil, educação especial, séries iniciais do Ensino Fundamental e educação de Jovens e Adultos; gestão educacional (administração escolar, coordenação e supervisão educacional), visando o trabalho pedagógico na educação formal e não formal. Para tanto se propõe a:

I. Incentivar e orientar o estudante para a excelência acadêmica;

II. Desenvolver no profissional da educação uma postura ética-política comprometida com a melhoria da qualidade do ensino;

III. Possibilitar ao pedagogo a construção de conhecimentos específicos da docência e do processo ensino-aprendizagem;

IV. Formar o administrador escolar, o supervisor ou coordenador pedagógico para organizar e gerir sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais;

V. Favorecer condições ao pedagogo para a produção do saber científico e tecnológico no campo educacional;

VI. Oferecer condições para o profissional atuar em realidades e espaços educativos diversos (ONGs, Conselhos Tutelares, postos de saúde, igrejas, penitenciárias, hospitais) ou ainda em ações coletivas e culturais com jovens, meninos de rua ou outras;

VII. Capacitar o estudante para pesquisar e propor soluções para os problemas educacionais da escola.




Em consonância às necessidades profissionais e sociais do setor, bem como, com o proposto das Diretrizes Curriculares Nacionais, buscar-se-á ao licenciado em Pedagogia a distância da FAHE obter uma formação fundamentada na concepção sócio crítica de educador, com domínio e compreensão da realidade e com uma consciência que permita interferir na realidade escolar e transformá-la tendo a docência como base. Visamos formar um profissional que; além de estar sempre apoiado em um repertório de informações e habilidades compostos por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação é proporcionada pelo exercício da profissão, seja capaz de ter:

I. Compreensão ampla e consistente do processo educativo, formal e não formal;

II. Capacidade de formular e encaminhar soluções de problemas educacionais;

III. Capacidade de articular as diferentes áreas de conhecimentos no campo educacional;

IV. Capacidade de articular ensino e pesquisa com atividades de extensão.


Competências e habilidades a serem desenvolvidas

I. Compreensão ampla e consistente do fenômeno e da prática educativos que se dão em diferentes âmbitos e especialidades;

II. Compreensão do processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural;

III. Capacidade de identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;

IV. Compreensão e valorização das diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e de sua função na produção do conhecimento;

V. Capacidade de apreender a dinâmica cultural e de atuar adequadamente em relação ao conjunto de significados que a constituem;

VI. Capacidade para trabalhar junto a alunos com necessidades especiais de modo a assegurar seus direitos de cidadania;

VII. Capacidade de estabelecer diálogo entre as ciências da educação e as ciências humanas e da natureza;

VIII. Capacidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;

IX. Capacidade para dominar processos e meios de comunicação e de informação em suas relações com problemas teóricos e práticos da educação;

X. Capacidade de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados às práticas pedagógicas;

XI. Capacidade de atuação nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico e administrativo da escola, no planejamento escolar, na execução e avaliação da proposta pedagógica.




O pedagogo pode atuar nas áreas de educação formal e não formal. Na área de Educação formal, esse profissional pode atuar em docência na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental (Educação Básica), na Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Ainda nessa área, ele pode atuar tanto em gestão educacional, exercendo funções diretivas e de suporte pedagógico em escolas públicas e particulares, como em supervisão escolar, planejando e garantindo a qualidade do ensino, orientando professores e elaborando sindicâncias e processos administrativos. Na Educação não-formal o profissional da educação pode atuar em prefeituras, empresas, organizações não governamentais e instituições comunitárias, implantando e acompanhamento o desenvolvimento de projetos educacionais.




Untitled Document

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, HUMANAS E EXATAS - FAHE
MATRIZ CURRICULAR - 2020
CURSO: PEDAGOGIA - EAD
Disciplina
CH
Prática
CH Total
1º Módulo
Língua Portuguesa de Oralidade à Escrita
80
160
Tópicos em Filosofia da Educação
80
2º Módulo
Educação Ambiental e Cidadania
80
160
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
80
3º Módulo
Legislação Educacional
80
160
História da Educação
80
4º Módulo
Didática
100
180
Ética e Responsabilidade Profissional
80
5º Módulo
Cenários e Modalidades da EAD
80
160
Políticas Públicas em Educação
80
40
6º Módulo
Sociologia da Educação
80
160
Psicologia do Desenvolvimento
80
7º Módulo
Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação
80
160
Ludicidade e Psicomotricidade
80
8º Módulo
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial e Inclusiva
80
260
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil
100
Estágio Supervisionado I - Educação Infantil
80
 
9º Módulo
Teorias da Aprendizagem
80
160
Currículo Estruturado
80
10º Módulo
Literatura Infantil
80
260
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
100
Estágio Supervisionado II - Ensino Fundamental I
80
 
11º Módulo
Ensino da Matemática
100
40
200
Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências
100
40
12º Módulo
Ensino de Língua Portuguesa
100
280
Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de História e da Geografia
100
Estágio Supervisionado III - Ensino Fundamental II
80
 
13º Módulo
Ensino de Artes
100
40
200
Fundamentos Metodológicos em EJA
100
40
14º Módulo
Avaliação da Educação e Aprendizagem
80
160
Formação Docente para a Diversidade
80
Estágio Supervisionado IV - EJA e Educação Não formal
80
 
15º Módulo
Legislação e Políticas Públicas para a Diversidade
80
160
Letramento em Libras
80
16º Módulo
Projeto Pedagógico Aplicado - Trabalho de Conclusão de Curso
80
160
Estágio Supervisionado V - Gestão Escolar
80
DISCIPLINAS
2660
400
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
400
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
 
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
3260
 
3060