Licenciado em Pedagogia

Licenciado em Pedagogia

# CURSO Pedagogia
Diploma Conferido Licenciado em Pedagogia
Total de Vagas Anuais 50
Nº de Alunos por Turma 50
  Turno de Funcionamento Noturno
  Investimento Mensal R$662,00 (Conheça nossa política de benefícios e descontos)
  Modalidade de Ensino Presencial
  Regime de Matrícula Seriado Semestral
  Carga Horária Total 3.220 horas
  Integralização da Carga Horária Tempo Mínimo: 8 Semestres / Tempo Máximo: 16 Semestres
  Coordenação de Pedagogia Profa. Ana Carolina Gongora Zuccoli Galli E-mail: carol@fahe.com.br




Ajustar os princípios da formação docente para a educação infantil, as séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como para a educação especial e educação de Jovens e Adultos, aos novos parâmetros da educação nacional.




Formar profissionais do ensino, com competências técnico-científicas e domínio das práticas pedagógicas, aptos a fomentar a produção de conhecimentos, comprometidos com os avanços tecnológicos educacionais, com a ética profissional e a cidadania e, também, o desenvolvimento integral do ser humano para contribuir com a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna.




Os objetivos específicos do curso contemplam e inter-relacionam às distintas áreas de atuação do pedagogo: docência na educação infantil, educação especial, séries iniciais do Ensino Fundamental e educação de Jovens e Adultos; gestão educacional (administração escolar, coordenação e supervisão educacional), visando o trabalho pedagógico na educação formal e não formal. Para tanto se propõe a:

I. Incentivar e orientar o estudante para a excelência acadêmica;

II. Desenvolver no profissional da educação uma postura ética-política comprometida com a melhoria da qualidade do ensino;

III. Possibilitar ao pedagogo a construção de conhecimentos específicos da docência e do processo ensino-aprendizagem;

IV. Formar o administrador escolar, o supervisor ou coordenador pedagógico para organizar e gerir sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais;

V. Favorecer condições ao pedagogo para a produção do saber científico e tecnológico no campo educacional;

VI. Oferecer condições para o profissional atuar em realidades e espaços educativos diversos (ONGs, Conselhos Tutelares, postos de saúde, igrejas, penitenciárias, hospitais) ou ainda em ações coletivas e culturais com jovens, meninos de rua ou outras;

VII. Capacitar o estudante para pesquisar e propor soluções para os problemas educacionais da escola.




O profissional da educação a ser formado pela FAHE deverá apresentar as características abaixo elencadas. Considerando as propostas de Diretrizes Curriculares para Pedagogia e as Diretrizes para formação de professores do CNE. O profissional deverá estar preparado para:

I. Orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos;

II. Dominar os conteúdos disciplinares das áreas de sua escolha e as respectivas didáticas e metodologias, com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino;

III. Utilizar as ciências humanas e sociais, bem como os conhecimentos das ciências da natureza e as tecnologias, como referencias e instrumentos para o ensino formal e para a condução de situações educativas em geral;

IV. Atuar no planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativa e pedagógica, com competência técnico - cientifica, com sensibilidade ética e compromisso com a democratização das relações sociais na instituição escolar e fora dela;

V. Ser capaz de estabelecer um diálogo entre a sua área e as demais áreas do conhecimento – das ciências humanas e sociais, da natureza e das tecnologias, relacionando o conhecimento cientifico e a realidade social, conduzindo e aprimorando suas práticas educativas e propiciando aos seus alunos a percepção da abrangência dessas relações;

VI. Contribuir para a elaboração e para o desenvolvimento do projeto pedagógico de maneira coletiva e solidária, interdisciplinar e investigativa, desenvolvendo saberes educacionais a partir das questões da prática educativa;

VII. Exercer um papel catalisador do processo educativo, possibilitando a articulação dos sujeitos escolares entre si e destes com os movimentos socioculturais da comunidade em geral, assim como contribuir para a construção e organização coletiva de sua categoria profissional;

VIII. Responsabilizar-se pelo sucesso da aprendizagem dos alunos;

IX. Assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os alunos;

X. Incentivar atividades de enriquecimento cultural;

XI. Desenvolver práticas investigativas;

XII. Elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares;

XIII. Utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio;

XIV. Desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe;

XV. Ter uma visão de totalidade do trabalho pedagógico, no âmbito escolar ou não escolaro;

XVI. Participar da elaboração do projeto educativo da escola, planejar, executar e avaliar sua progressiva implementação;

XVII. Atuar com espírito de autonomia e de trabalho coletivo no âmbito escolar ou não escolar;

XVIII. Ter uma postura ética, solidária e científica, comprometido com a melhoria da qualidade do ensino;

XIX. Ser consciente da necessidade de sua permanente atualização como pedagogo.

Competências e habilidades a serem desenvolvidas:

I. Compreensão ampla e consistente do fenômeno e da prática educativos que se dão em diferentes âmbitos e especialidades;

II. Compreensão do processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural;

III. Capacidade de identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;

IV. Compreensão e valorização das diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e de sua função na produção do conhecimento;

V. Capacidade de apreender a dinâmica cultural e de atuar adequadamente em relação ao conjunto de significados que a constituem;

VI. Capacidade para trabalhar junto a alunos com necessidades especiais de modo a assegurar seus direitos de cidadania;

VII. Capacidade de estabelecer diálogo entre as ciências da educação e as ciências humanas e da natureza;

VIII. Capacidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;

IX. Capacidade para dominar processos e meios de comunicação e de informação em suas relações com problemas teóricos e práticos da educação;

X. Capacidade de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados às práticas pedagógicas;

XI. Capacidade de atuação nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico e administrativo da escola, no planejamento escolar, na execução e avaliação da proposta pedagógica.




O pedagogo pode atuar nas áreas de educação formal e não formal:

I . Na área de Educação formal, esse profissional pode atuar em docência na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental (Educação Básica), na Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Ainda nessa área, ele pode atuar tanto em gestão educacional, exercendo funções diretivas e de suporte pedagógico em escolas públicas e particulares, como em supervisão escolar, planejando e garantindo a qualidade do ensino, orientando professores e elaborando sindicâncias e processos administrativos;

II. Na Educação não-formal o profissional da educação pode atuar em prefeituras, empresas, organizações não governamentais e instituições comunitárias, implantando e acompanhamento o desenvolvimento de projetos educacionais.




MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA
Baseada na Resolução nº 02 do CNE de 01 de Julho de 2015
 
 
1º SEMESTRE
CH Nucleo
CH Total
Teórica
Prática
Estágio
Comunicação oral e escrita
FG
80
80
   
Direito educacional
AE
80
80
   
Filosofia da educação
FG
80
80
   
História da educação
FG
80
80
   
  Política educacional
AE
80
80
   
 
TOTAL DO SEMESTRE
400
400
   
   
 
2º SEMESTRE
CH Nucleo
CH Total
Teórica
Prática
Estágio
  Didática
AE
80
80
   
  Gestão Educacional
AE
80
80
   
  Pesquisa Científica
AE
80
80
   
  Sociologia da Educação
FG
80
80
   
 
Organização do Trab. Pedagógico
AE
80
80
   
 
TOTAL DO SEMESTRE
400
400
   
 
 
3º SEMESTRE
CH Nucleo
CH Total
Teórica
Prática
Estágio
  Conteúdos, Métodos, Práticas e Valores na Educação Infantil.
EI
80
80
   
  Metodologia da Alfabetização
FG
80
80
   
  Educação Especial
FG
80
80
40
 
  Ética e Responsabilidade Profissional
EI
80
80
   
  Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
FG
80
80
   
 
TOTAL DO SEMESTRE
400
400
40
     
 
4º SEMESTRE
CH Nucleo
CH Total
Teórica
Prática
Estágio
  Estágio I – Gestão Escolar
EI
80
80
  Literatura Infantil
AE
80
80
  Metodologia da Arte
FG
80
40
40
  Educação Ambiental e Cidadania
EI
80
80
 
Psicomotricidade e Jogos
FG
80
40
40
 
TOTAL DO SEMESTRE
400
240
80
80
     
 
5º SEMESTRE
CH Nucleo
CH Total
Teórica
Prática
Estágio
  Estágio II – Educação Infantil
EI
120
 
120
  Metodologia da Matemática
FG
80
40
40
 
  Metodologia da Ciências
FG
80
40
40
 
  Metodologia da Língua Portuguesa
FG
80
40
40
 
  Metodologia da História e Geografia
FG
80
80
   
 
TOTAL DO SEMESTRE
440
200
120
120
     
 
6º SEMESTRE
CH Nucleo
CH Total
Teórica
Prática
Estágio
  Estágio III - Ensino Fundamental
80
120
120
  Avaliação de Aprendizagem
80
80
80
  Fundamentos da Ed. de Jovens e Adultos
80
80
40
40
  Profissão Docente
80
80
40
40
  Meios Tecnológicos da Ação Docente
80
80
80
 
TOTAL DO SEMESTRE
 
440
240
80
120
     
 
7º SEMESTRE
CH Nucleo
CH Total
Teórica
Prática
Estágio
  Estágio IV - EJA
EI
80
80
  Educação Inclusiva
AE
40
40
  Ling. Brasileira de Sinais - Libras
AE
80
40
40
  Educação e Sociedade
AE
40
40
  Tecnologia e a Educação
AE
80
40
40
 
TOTAL DO SEMESTRE
320
160
80
80
             
 
8º SEMESTRE
CH Nucleo
CH Total
Teórica
Prática
Estágio
  Projeto Aplicado Pedagógico
EI
80
80
  Pedagogia Institucional
AE
40
40
  Cenários e Modalidades de EAD
AE
40
80
  For. Docente para a Diversidade
AE
40
40
 
TOTAL DO SEMESTRE
240
160
80
             
  TOTAL DA CH - DISCIPLINAS + ESTÁGIO
300
2120
480
400
  Atividades Complementares
EI
200
  TOTAL GERAL DA CARGA HORÁRIA DO CURSO
3200
             
 
Totalização Por Núcleos - Resolução 01 CNE - Diretrizes - Art. 12
  Núcleo de Estudos de Formação Geral (FG)
1120
     
  Núcleo de Aprofundamento e diversificação de Estudos (AE)
1120
  Núcleo de Estudos Integradores (EI)
760
     
Total por Núcleos
3000
           
 
Totalização Por Núcleos - Resolução 01 CNE - Diretrizes - Art. 13
  Atividades Práticas
480
     
  Estágio Supervisionado
400
     
  Atividades Formativas
2120
     
  Atividades Complementares
200
     
  Totalização por Atividades
3200