Ouvidoria FAHE

Conheça a Ouvidoria FAHE

A Ouvidoria da FAHE foi criada para garantir um canal permanente de comunicação e maior aproximação entre a Direção, comunidade externa e interna, garantindo através de um processo ágil um acompanhamento personalizado. Sua ação visa facilitar a manifestação democrática e participativa de opiniões, comentários, críticas (sobre os aspectos julgados insatisfatórios) e elogios (sobre aqueles julgados positivos) a todos os setores da Faculdade por parte dos discentes, docentes, funcionários e, também, da comunidade em geral, bem como atuar na prevenção de conflitos.

O que é?

É um canal responsável por receber as sugestões e/ou críticas e reclamações do âmbito acadêmico, compreendendo alunos, professores, funcionários e a comunidade externa com a finalidade de estabelecer uma comunicação democrática, identificar necessidades e entraves existentes e buscar soluções para as queixas e indagações apresentadas, bem como coletar propostas visando a busca da excelência no atendimento e o favorecimento da prática da gestão participativa. Nossa Ouvidoria trabalha de forma personalizada, transparente e objetiva, assegurando o sigilo absoluto com o intuito de preservar a identidade do manifestante.

O que faz?

Ouve, recebe e encaminha sugestões, informações, solicitações e questionamentos para os diversos setores da Faculdade, acompanhando o processo até a resolução final. Sugere ao Conselho Diretivo medidas que contribuam para a melhoria dos serviços. Informa o autor da solicitação fornecendo-lhes os devidos esclarecimentos e soluções possíveis a problemática exposta.

Tempo de resolução dos casos

Depende da complexidade do caso e dos procedimentos envolvidos na sua resolução. Pode ser resolvido de imediato, em 24h, ou até no prazo máximo de 15 dias.

Horário do atendimento presencial

O atendimento presencial acontecerá mediante agendamento na recepção da FAHE para os dias da semana e horários especificados a seguir. Terças: 18h às 20h, Quartas: 18h às 20h, Quintas: 18h às 20h.

Benefícios que são obtidos com esse serviço

Melhor relacionamento com a Instituição, atendimentos e serviços com qualidade, melhoria do clima institucional, maior credibilidade e fortalecimento da imagem junto à sociedade, e satisfação da comunidade acadêmica na Instituição.

Objetivos

Promover contínua melhoria na qualidade dos serviços prestados pela FAHE.

Missão da Ouvidoria

Ser agente da plena satisfação no atendimento ao usuário dos Serviços prestados pela FAHE.

Visão da Ouvidoria

Atuar como instrumento de gestão da FAHE, proporcionando ao seu público interno e externo satisfação na qualidade dos serviços educacionais prestados.

Valores da Ouvidoria

# Ética;

# Comprometimento;

# Respeito às informações;

# Confidencialidade dos dados pessoais dos informantes.

Comunicação com a Ouvidoria

O acesso à Ouvidoria poderá ser viabilizado, sempre de forma não anônima, pelos seguintes meios:

1 - Telefone;

2 - Fax;

3 - E-mail;

4 - Pessoalmente;

5 - Caixa de Sugestões e ;

6 - Cartas;




1. Atuar como um setor de análise da Instituição;

2. Dar suporte na integração entre os âmbitos acadêmico e administrativo;

3. Promover o aprimoramento e a credibilidade da Instituição;

4. Fortalecer a imagem da Faculdade a partir do clima interno da Organização;

5. Constituir-se como instrumento de interação entre a Instituição e o ambiente social;

6. Exercitar a mediação;

7. Fortalecer vínculos;

8. Auxiliar no exercício da autocrítica e da reflexão;

9. Estimular a participação responsável;

10. Estimular a participação cidadã




1. Possibilitar e facilitar aos discentes, docentes, funcionários e público em geral, canais e instrumentos de acesso aos seus serviços de mediação, assegurando a participação democrática da comunidade na Instituição como meio de promover a melhoria dos serviços oferecidos pela FAHE;

2. Receber de modo discreto e informal, direta ou indiretamente, aqueles que desejam utilizar os seus serviços, ajudando-os a melhor formular e enviar suas demandas aos órgãos competentes. É importante ressaltar que serão tratados pela Ouvidoria somente aqueles casos que as instâncias normais de atendimento não conseguiram solucionar;

3. Manter sob sigilo a identidade dos seus usuários, salvo nos casos em que tal identificação junto aos órgãos competentes da Faculdade seja indispensável para a solução do problema e atendimento do interessado, com a sua aquiescência. Mesmo mantendo tal sigilo, a Ouvidoria não aceitará nenhuma solicitação anônima, para que seja resguardada a legitimidade de seus serviços;

4. Receber, encaminhar, acompanhar e responder – pessoalmente, por email ou através de carta – as demandas a ela apresentadas, trabalhando de forma transparente, objetiva e isenta, favorecendo a melhoria dos serviços prestados pela FAHE e a resolução dos problemas – quando forem o caso – através da busca dialogada de consenso;

5. Oferecer a garantia de que toda e qualquer solicitação será ouvida, encaminhada, acompanhada e, ao fim do processo, respondida em tempo razoável pelo setor envolvido, através da Ouvidoria. É importante lembrar que a garantia de resposta não significa necessariamente a resolução de todos os problemas ou a aceitação de todas as sugestões, mas a certeza de ser ouvido e ter direito de resposta do setor competente;

6. Sugerir medidas que possam contribuir à melhoria do desempenho dos serviços prestados pela FAHE;

7. Apresentar relatórios bimestrais e anuais para a Diretoria Geral e a Comunidade Acadêmica sobre suas atividades;

8. Possibilitar e facilitar aos discentes, docentes, funcionários e público em geral, canais e instrumentos de acesso aos seus serviços de mediação, assegurando a participação democrática da comunidade na Instituição como meio de promover a melhoria dos serviços oferecidos pela FAHE;

9. Receber de modo discreto e informal, direta ou indiretamente, aqueles que desejam utilizar os seus serviços, ajudando-os a melhor formular e enviar suas demandas aos órgãos competentes. É importante ressaltar que serão tratados pela Ouvidoria somente aqueles casos que as instâncias normais de atendimento não conseguiram solucionar;

10. Manter sob sigilo a identidade dos seus usuários, salvo nos casos em que tal identificação junto aos órgãos competentes da Faculdade seja indispensável para a solução do problema e atendimento do interessado, com a sua aquiescência. Mesmo mantendo tal sigilo, a Ouvidoria não aceitará nenhuma solicitação anônima, para que seja resguardada a legitimidade de seus serviços;

11. Receber, encaminhar, acompanhar e responder – pessoalmente, por email ou através de carta – as demandas a ela apresentadas, trabalhando de forma transparente, objetiva e isenta, favorecendo a melhoria dos serviços prestados pela FAHE e a resolução dos problemas – quando for o caso – através da busca dialogada de consenso;

12. Oferecer a garantia de que toda e qualquer solicitação será ouvida, encaminhada, acompanhada e, ao fim do processo, respondida em tempo razoável pelo setor envolvido, através da Ouvidoria. É importante lembrar que a garantia de resposta não significa necessariamente a resolução de todos os problemas ou a aceitação de todas as sugestões, mas a certeza de ser ouvido e ter direito de resposta do setor competente;

13. Sugerir medidas que possam contribuir à melhoria do desempenho dos serviços prestados pela FAHE;

14. Apresentar relatórios bimestrais e anuais para a Diretoria Geral e a Comunidade Acadêmica sobre as suas atividades.




Visando propiciar uma resposta ágil e adequada às questões demandadas, deverão ser observados os seguintes prazos:

1. Pedido de informação: 5 (cinco) dias úteis para resposta;

2. Reclamação: 10 (dez) dias úteis para a resposta;

3. Elogio: a Ouvidoria dará ciência do recebimento ao remetente, em até 3 (três) dias úteis;

4. Denúncia: a Ouvidoria dará ciência do recebimento ao remetente, em até 3 (três) dias úteis;

5. Sugestão: a Ouvidoria dará ciência do recebimento ao remetente, em até 3 (três) dias úteis;

6. No caso de denúncia ou sugestão o setor envolvido terá 10 (dez) dias úteis para se manifestar sobre a pertinência e encaminhar a resposta à Ouvidoria;

6.1. Não havendo resposta por parte do setor no prazo acima referido, a Ouvidoria reiterará a solicitação, com prazo de mais 5 (cinco) dias úteis para a manifestação sobre a denúncia ou sugestão, contados a partir da data do recebimento;

6.2. Ainda não havendo resposta, o Ouvidor solicitará providências junto ao setor hierarquicamente e imediatamente superior;

7. Sempre que houver resposta ou informação direta ao interessado, por parte do setor motivo da denúncia, reclamação, sugestão, elogio, deverá ser comunicada a Ouvidoria, inclusive com o envio de cópia do procedimento.







Em virtude das condições de crescente competitividade dos mercados e do espetacular avanço na área da tecnologia, ocorridos, sobretudo a partir dos anos 90, o mundo empresarial vem registrando profundas transformações, seja de caráter regulatório seja de caráter estrutural. Consequentemente, têm se observados fenômenos importantes como a redução de postos de trabalho e a terceirização.

Obrigam os empreendedores a adaptarem-se com rapidez cada vez maior. Neste contexto, está inserido o Curso de Administração da FAHE, oferecendo um currículo moderno e flexível.

Atenta à nova realidade, a FAHE tem reunido importantes esforços para preparar o futuro administrador para enfrentar os constantes desafios decorrentes das rápidas transformações da economia mundial e regional das organizações, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional, mediante uma formação de qualidade, que prioriza o aperfeiçoamento da vocação para a liderança empreendedora, a capacidade para lidar com modelos de gestão inovadores e estratégias adequado de ação.

Afinal, entre todas as profissões, a do administrador apresenta uma vantagem: o dinamismo. Ou seja, o foco a que se atém esse profissional vive em constante mudança, tendo por repercussão frequentes transformações em sua área e forma de atuação. Por isso, a FAHE busca a formação do administrador devendo lhe atribuir, a um só tempo visão generalista e especializada. A FAHE define que dois aspectos são cruciais para o sucesso na carreira o aperfeiçoamento contínuo e a rapidez de resposta às mudanças.

Para atender a tal enfoque, a FAHE busca o desenvolvimento das habilidades e competência que se dará por meio de disciplinas de formação básica, instrumental e profissional.

O administrador profissional é um tomador de decisões, por excelência, podendo exercer as funções de gerência ou direção, assessoria e consultoria em diversos campos da administração tanto em empresas públicas quanto privadas de serviços, indústria, comércio, ong´s, bem como gerir seu próprio negócio.




Em virtude das condições de crescente competitividade dos mercados e do espetacular avanço na área da tecnologia, ocorridos, sobretudo a partir dos anos 90, o mundo empresarial vem registrando profundas transformações, seja de caráter regulatório seja de caráter estrutural. Consequentemente, têm se observados fenômenos importantes como a redução de postos de trabalho e a terceirização.

Obrigam os empreendedores a adaptarem-se com rapidez cada vez maior. Neste contexto, está inserido o Curso de Administração da FAHE, oferecendo um currículo moderno e flexível.

Atenta à nova realidade, a FAHE tem reunido importantes esforços para preparar o futuro administrador para enfrentar os constantes desafios decorrentes das rápidas transformações da economia mundial e regional das organizações, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional, mediante uma formação de qualidade, que prioriza o aperfeiçoamento da vocação para a liderança empreendedora, a capacidade para lidar com modelos de gestão inovadores e estratégias adequado de ação.

Afinal, entre todas as profissões, a do administrador apresenta uma vantagem: o dinamismo. Ou seja, o foco a que se atém esse profissional vive em constante mudança, tendo por repercussão frequentes transformações em sua área e forma de atuação. Por isso, a FAHE busca a formação do administrador devendo lhe atribuir, a um só tempo visão generalista e especializada. A FAHE define que dois aspectos são cruciais para o sucesso na carreira o aperfeiçoamento contínuo e a rapidez de resposta às mudanças.

Para atender a tal enfoque, a FAHE busca o desenvolvimento das habilidades e competência que se dará por meio de disciplinas de formação básica, instrumental e profissional.

O administrador profissional é um tomador de decisões, por excelência, podendo exercer as funções de gerência ou direção, assessoria e consultoria em diversos campos da administração tanto em empresas públicas quanto privadas de serviços, indústria, comércio, ong´s, bem como gerir seu próprio negócio.




MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
     
 
1º SEMESTRE
CH
Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania
80
Teorias da Administração
80
Matemática Aplicada
80
  Contabilidade Básica
80
 
TOTAL DO SEMESTRE
320
   
 
2º SEMESTRE
CH
  Teoria da Organização
80
  Direito Empresarial
80
  Contabilidade Intermediária
80
  Matemática Financeira
80
 
Metodologia e Técnica de Pesquisa
40
 
TOTAL DO SEMESTRE
360
 
 
3º SEMESTRE
CH
  Psicologia Organizacional
40
  Desenvolvimento e Sustentabilidade
80
  Organização e Métodos
80
  Estatística Aplicada
80
 
Contabilidade Comercial
40
 
TOTAL DO SEMESTRE
360
     
 
4º SEMESTRE
CH
  Gestão Financeira
80
  Administração Pública
80
  Contabilidade de Custos
80
  Gestão de Tecnologia da Informação
80
 
Economia
80
 
TOTAL DO SEMESTRE
400
     
 
5º SEMESTRE
CH
  Gestão Orçamentária
80
  Marketing
80
  Gestão de Pessoas
80
  Empreendedorismo
80
 
Comunicação Empresarial
80
 
TOTAL DO SEMESTRE
400
     
 
6º SEMESTRE
CH
  Logística e Materiais
80
  Gestão Mercadológica
80
  Gestão de Departamento Pessoal
80
  Trading e Gestão de Comércio Exterior
80
 
Estágio Supervisionado I
80
 
TOTAL DO SEMESTRE
400
     
 
7º SEMESTRE
CH
  Gestão da Produção
80
  Planejamento Estratégico
80
  Estágio Supervisionado II
80
  Pedagogia Empresarial
80
 
TOTAL DO SEMESTRE
320
     
 
8º SEMESTRE
CH
  Estágio Supervisionado III
140
 
TOTAL DO SEMESTRE
140
  Atividade Complementar
300
     
 
TOTAL DAS DISCIPLINAS
3000
  Disciplina Optativa - Libras
80
     
 
TOTAL GERAL DA CARGA HORÁRIA
3080