Bacharel em Administração

Bacharelado em Administração

# CURSO ADMINISTRAÇÃO
Diploma Conferido Bacharel em Administração
Total de Vagas Anuais 50
Nº de Alunos por Turma 50
  Turno de Funcionamento Noturno
  Investimento Mensal R$810,00 (Conheça nossa política de benefícios e descontos)
  Modalidade de Ensino Presencial
  Regime de Matrícula Seriado Semestral
  Carga Horária Total 3.000 horas + 80 horas Libras (Opcional)
  Integralização da Carga Horária Tempo Mínimo: 8 Semestres / Tempo Máximo: 16 Semestres
  Coordenação do Curso Prof. Luiz Alberto Tozin Zuccoli E-mail: zuccoli@fahe.com.br




Promover o estudo da Administração de modo a formar egressos criativos, críticos e reflexivos, comprometidos com a melhoria da qualidade de vida da população, mediante a busca de soluções alternativas e consolidação de novos empreendimentos, respeitando as características das organizações da região de Mundo Novo.




Contribuir na formação de administradores por meio da transmissão, análise e questionamento acerca do conjunto do conhecimento e ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências/capacidades, visando assegurar níveis de competitividade e de legitimidade frente as transformações que vêm ocorrendo no âmbito interno e externo das organizações e que estejam motivados e habilitados para trabalhar em equipe, sejam capazes de criar e ampliar oportunidades de negócios e gestão de forma consciente, e se fundamentem nos mais modernos quadros de habilidade humana, técnica e conceitual do campo da Administração.




O curso de Administração da FAHE elegeu como seus preceitos ontológicos, orientadores da ação pedagógica do seu corpo docente, os seguintes objetivos específicos:

I. formar profissionais que tenha atitudes e técnicas para compreensão da importância da visão e do raciocínio estratégico na definição e implementação dos princípios básicos da administração e gerência;

II. formar profissionais que compreendam as formas de utilização, no dia-a-dia, dos instrumentos e das técnicas modernas de gestão e de administração;

III. formar profissionais adequados a realidade nacional e regional, capazes, contudo, de adequar-se a dinâmica das mudanças de contexto social-político-econômico-cultural, possuindo sólidos conhecimentos técnicos associados a um conjunto de habilidades humanas, capazes de atuar junto aos diversos tipos de organizações existentes;

IV. formar profissionais que possuam elevado nível de flexibilidade e que possam atuar no âmbito do processo de globalização que, sendo ainda uma incógnita no sentido do encontro de culturas através da expansão mundial dos negócios, com queda de fronteiras nacionais com o advento de mercados comuns e a extraordinária velocidade de desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, exigirá administradores aptos a avaliar e decidir em ambientes de incertezas;

V. formar profissionais empreendedores, que atuem como multiplicadores dos esforços internos nas organizações as quais pertençam, ao mesmo tempo que tenham a capacidade de iniciar novos negócios, desbravando mercados, avaliando e assumindo os riscos necessários ao sucesso dos empreendimentos;

VI. formar profissionais dotados de sólidos valores morais e éticos, cônscios de suas responsabilidades profissionais e sociais;

VII. formar profissionais com mentalidade analítico-crítica dos fenômenos organizacionais, capazes de visualizar e propor soluções estruturadas e inovadoras aos complexos problemas inerentes as organizações modernas;

VIII. formar profissionais hábeis na condução de equipes de trabalho e que possam atuar, com sucesso, na solução de conflitos interpessoais, no estabelecimento de objetivos e na definição de estratégias comuns aos seus integrantes;

IX. formar profissionais que tenham como objetivos permanentes o auto-desenvolvimento e a auto-aprendizagem.

X. formar profissionais com capacidade perceptiva para identificar e diagnosticar problemas organizacionais e propor soluções;

XI. formar profissionais que possam identificar e selecionar oportunidades para o desenvolvimento das organizações;

XII. formar profissionais que possam entender os modelos gerenciais na sua interdisciplinaridade e sua adequação para a gestão das organizações;

XIII. formar profissionais com espírito criativo e inovador na busca de novos conhecimentos e atitudes transformadoras da realidade organizacional e social;

XIV. formar profissionais que possam compreender a complexidade e diversidade sociocultural e as interações entre indivíduos e organizações para agir de maneira adequada e justa no atendimento das necessidades dos diferentes públicos relacionados às organizações.




Tomando como base o conjunto de habilidades técnicas e pessoais necessárias ao desempenho das funções do Administrador nas organizações, destinadas a garantir uma identidade nacional à categoria profissional, o Curso de Administração da FAHE tem busca adequar-se a realidade do contexto regional da macro Região de Mundo Novo – MS, que, fruto de suas características peculiares, exige uma orientação especial dos conteúdos programáticos. Tais aspectos orientam a formação de um profissional que demonstre possuir, como características gerais do seu perfil pessoal e profissional, entre outras:

I. Compreensão de valores de cidadania, consciência de sua responsabilidade junto à sociedade, elevados valores de justiça e ética profissional;

II. formação humanística, e dotado de visão global, que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;

III. formação técnica e científica para atuar na administração das organizações, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas atuais;

IV. competência para empreender, quer seja compondo equipes de trabalho ou atuando isoladamente;

V. capacidade de analisar criticamente as organizações e o meio em que elas se inserem, atuando de forma a antecipar-se as mudanças que se fizerem necessárias;

VI. capacidade de atuar em equipes multidisciplinares;

VII. compreensão da necessidade de manter contínuo o desenvolvimento profissional como parte de um esforço permanente de autodesenvolvimento;

VIII. capacidade para liderar e chefiar equipes multidisciplinares;

IX. capacidade para atuar como multiplicador de conhecimento dentro das organizações;

X. Competência para empreender e tomar decisões, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações;

XI. Flexibilidade e proatividade diante das mudanças;

XII. Orientação para resultados;

XIII. Capacidade interativa, integrativa e de coordenação;

XIV. Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança, demonstrando pré-disposição para o aprendizado contínuo.

Adotando como premissas as características do perfil desejado do Administrador formado na FAHE, especial atenção deve ser atribuída ao desenvolvimento de habilidades que o capacitem ao exercício de suas funções dentro das organizações. Podem ser citadas como as principais:

I. habilidade de comunicação interpessoal, como fator de coesão;

II. habilidade de expressão escrita e interpretação da documentação técnica específica;

III. habilidade de utilização do raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e formulações matemáticas e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos organizacionais;

IV. habilidade de interagir criticamente face aos diferentes contextos organizacionais e sociais;

V. habilidade de demonstrar compreensão do todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo;

VI. habilidade de lidar com modelos de gestão inovadores;

VII. habilidade da negociação: resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais;

VIII. habilidade de ordenar atividades e programas, de decidir entre alternativas e de identificar e dimensionar riscos.




Em virtude das condições de crescente competitividade dos mercados e do espetacular avanço na área da tecnologia, ocorridos, sobretudo a partir dos anos 90, o mundo empresarial vem registrando profundas transformações, seja de caráter regulatório seja de caráter estrutural. Consequentemente, têm se observados fenômenos importantes como a redução de postos de trabalho e a terceirização.

Obrigam os empreendedores a adaptarem-se com rapidez cada vez maior. Neste contexto, está inserido o Curso de Administração da FAHE, oferecendo um currículo moderno e flexível.

Atenta à nova realidade, a FAHE tem reunido importantes esforços para preparar o futuro administrador para enfrentar os constantes desafios decorrentes das rápidas transformações da economia mundial e regional das organizações, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional, mediante uma formação de qualidade, que prioriza o aperfeiçoamento da vocação para a liderança empreendedora, a capacidade para lidar com modelos de gestão inovadores e estratégias adequado de ação.

Afinal, entre todas as profissões, a do administrador apresenta uma vantagem: o dinamismo. Ou seja, o foco a que se atém esse profissional vive em constante mudança, tendo por repercussão frequentes transformações em sua área e forma de atuação. Por isso, a FAHE busca a formação do administrador devendo lhe atribuir, a um só tempo visão generalista e especializada. A FAHE define que dois aspectos são cruciais para o sucesso na carreira o aperfeiçoamento contínuo e a rapidez de resposta às mudanças.

Para atender a tal enfoque, a FAHE busca o desenvolvimento das habilidades e competência que se dará por meio de disciplinas de formação básica, instrumental e profissional.

O administrador profissional é um tomador de decisões, por excelência, podendo exercer as funções de gerência ou direção, assessoria e consultoria em diversos campos da administração tanto em empresas públicas quanto privadas de serviços, indústria, comércio, ong´s, bem como gerir seu próprio negócio.




Em virtude das condições de crescente competitividade dos mercados e do espetacular avanço na área da tecnologia, ocorridos, sobretudo a partir dos anos 90, o mundo empresarial vem registrando profundas transformações, seja de caráter regulatório seja de caráter estrutural. Consequentemente, têm se observados fenômenos importantes como a redução de postos de trabalho e a terceirização.

Obrigam os empreendedores a adaptarem-se com rapidez cada vez maior. Neste contexto, está inserido o Curso de Administração da FAHE, oferecendo um currículo moderno e flexível.

Atenta à nova realidade, a FAHE tem reunido importantes esforços para preparar o futuro administrador para enfrentar os constantes desafios decorrentes das rápidas transformações da economia mundial e regional das organizações, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional, mediante uma formação de qualidade, que prioriza o aperfeiçoamento da vocação para a liderança empreendedora, a capacidade para lidar com modelos de gestão inovadores e estratégias adequado de ação.

Afinal, entre todas as profissões, a do administrador apresenta uma vantagem: o dinamismo. Ou seja, o foco a que se atém esse profissional vive em constante mudança, tendo por repercussão frequentes transformações em sua área e forma de atuação. Por isso, a FAHE busca a formação do administrador devendo lhe atribuir, a um só tempo visão generalista e especializada. A FAHE define que dois aspectos são cruciais para o sucesso na carreira o aperfeiçoamento contínuo e a rapidez de resposta às mudanças.

Para atender a tal enfoque, a FAHE busca o desenvolvimento das habilidades e competência que se dará por meio de disciplinas de formação básica, instrumental e profissional.

O administrador profissional é um tomador de decisões, por excelência, podendo exercer as funções de gerência ou direção, assessoria e consultoria em diversos campos da administração tanto em empresas públicas quanto privadas de serviços, indústria, comércio, ong´s, bem como gerir seu próprio negócio.




MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
     
 
1º SEMESTRE
CH
Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania
80
Teorias da Administração
80
Matemática Aplicada
80
  Contabilidade Básica
80
 
TOTAL DO SEMESTRE
320
   
 
2º SEMESTRE
CH
  Teoria da Organização
80
  Direito Empresarial
80
  Contabilidade Intermediária
80
  Matemática Financeira
80
 
Metodologia e Técnica de Pesquisa
40
 
TOTAL DO SEMESTRE
360
 
 
3º SEMESTRE
CH
  Psicologia Organizacional
40
  Desenvolvimento e Sustentabilidade
80
  Organização e Métodos
80
  Estatística Aplicada
80
 
Contabilidade Comercial
40
 
TOTAL DO SEMESTRE
360
     
 
4º SEMESTRE
CH
  Gestão Financeira
80
  Administração Pública
80
  Contabilidade de Custos
80
  Gestão de Tecnologia da Informação
80
 
Economia
80
 
TOTAL DO SEMESTRE
400
     
 
5º SEMESTRE
CH
  Gestão Orçamentária
80
  Marketing
80
  Gestão de Pessoas
80
  Empreendedorismo
80
 
Comunicação Empresarial
80
 
TOTAL DO SEMESTRE
400
     
 
6º SEMESTRE
CH
  Logística e Materiais
80
  Gestão Mercadológica
80
  Gestão de Departamento Pessoal
80
  Trading e Gestão de Comércio Exterior
80
 
Estágio Supervisionado I
80
 
TOTAL DO SEMESTRE
400
     
 
7º SEMESTRE
CH
  Gestão da Produção
80
  Planejamento Estratégico
80
  Estágio Supervisionado II
80
  Pedagogia Empresarial
80
 
TOTAL DO SEMESTRE
320
     
 
8º SEMESTRE
CH
  Estágio Supervisionado III
140
 
TOTAL DO SEMESTRE
140
  Atividade Complementar
300
     
 
TOTAL DAS DISCIPLINAS
3000
  Disciplina Optativa - Libras
80
     
 
TOTAL GERAL DA CARGA HORÁRIA
3080